Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lopes Baptista Morais

Lopes Baptista Morais

A TRANÇA (romance inédito)

A Trança, romance inédito de Manuel Rui há muito aguardado, brinda-nos com uma emocionante viagem pelos caminhos da espiritualidade africana através de Maria, quando esta decide viajar até Angola pela primeira vez e presenciar o nascimento do seu avô. 

Sobre esta magnífica obra, o professor de Literatura na Universidade do Estado de Bahia, no Brasil, Gildeci de Oliveira Leite, fez rasgados elogios e, num discurso emocionado, afirmou: 

"Citula, que antes se chamava Maria, tem os olhos verdes e as tranças cor-de-mel e é tão daquele lugar, tanto quanto todos os angolanos, que, como ela, têm os lábios grossos e o nariz chato.

Parece que A Trança nos quer dizer que são a espiritualidade e a ancestralidade que nos unem. Na minha Bahia negra diz-se que quando quando o enredo da pessoa com o orixá, com o vodum, com o inquice, com a ancestralidade é muito forte não há como fugir. O povo de Axé diz, "que tá tudo assim enredado, como uma trança, não adianta fugir".

É isso também que se ouve na Trança de Manuel Rui. A Trança foi feita com tanta perfeição que o enredo só pode levar a um único lugar: às origens, à ancestralidade. 

 A TRANÇA será apresentada pela Professora Amélia Mingas, Decana da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, no dia 15 de Janeiro (Quarta-feira), na  União dos Escritores Angolanos- UEA, Largo das Escolas, com a edição da MAYAMBA.

 

 

 

Título: A TRANÇA

 Autor:

Manuel Rui

Editor:

Mayamba Editora, 2013

País de publicação:

Angola

Edição:

1.ª 

Ano de publicação:

2013

Idioma:

Português

ISBN:

978-989-8528-91-9

Numero de páginas:

192

Preço AKZ

Palavras-chave:

1.500,00 (preço de lançamento)

Disponibilidade e condições: Disponível