Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O morto carregado em Kupapata na terra dos ovos de ouro

por Lopes Baptista Morais, em 20.08.16

 

 

 

 

Mariquinha essa crise não é para menos.

Como sabes todos os dias tenho de passar pelo cemitério da Camama, já vi várias cenas, vendas de bebidas alcoólicas na porta do cemitério, lutas dentro do cemitério, pessoas a telefonarem e tirarem fotos no acto do enterro e mais coisas…

Mas hoje Mariquinha, eu vi tristeza  no rosto de quem teve que usar  uma moto de 3 rodas, a famosa  “Kupapata” para levar o corpo do  falecido à morque do hospital geral de Luanda.

Essa nossa terra onde as galinhas abundam é de muitas makas, enquanto muitos sofrem, outros reafirmam que tudo fazem para garantir qualidade de vida. Qual qualidade sem mesmo depois mortos, alguns são transportados em “Kupapata”.

Mano António tenha calma, sei que estás aborrecido, cuidado é isso que eles querem, nos aborrecer, ter problemas de tensão e morrer.

Tens razão Mariquinha, mas o que vi é de lamentar

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:50

O Busto do Patrono da Universidade Agostinho Neto, Dr. António Agostinho Neto, será descerrado pela Reitora da Universidade Agostinho Neto (UAN), Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo e pela Presidente da Fundação Dr. António Agostinho Neto, Sra. Maria Eugenia Neto, no dia 13 de Maio de 2016, às 10 Horas, no Campus Universitário da UAN, em Camama.
O Busto é uma doação da Fundação Dr. António Agostinho Neto.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:22

O Instituto Confúcio na Universidade Agostinho Neto (UAN), construído no Campus Universitário em Camama, abre na última semana de Abril corrente com 60 vagas para o curso de Língua Chinesa – o Mandarin.

As inscrições para o teste de acesso às 60 vagas disponíveis terão lugar de 5 a 15 de Abril, no Campus Universitário, no período das 9H00 às 15H00. O teste terá lugar no dia 20.

As 60 vagas estão reservadas para:

Trinta (30) vagas para  estudantes da UAN; Quinze (15) vagas  para Docentes da UAN; Cinco (05) vagas para trabalhadores não Docentes da UAN; Dez (10) vagas para o público em geral.

Os candidatos deverão apresentar, no acto de inscrição, os seguintes documentos:

  1. Uma cópia e o original do Bilhete de Identidade;
  2. Duas fotografias tipo passe;
  3. Uma cópia e o original do certificado de habilitações literárias ou da declaração com notas discriminadas.
  4. Ficha de inscrição, devidamente preenchida, a ser fornecida no local.

As aulas serão ministradas num moderno edifício construído no Campus Universitário, cujas obras, já concluídas, iniciaram a 6 de Fevereiro de 2015.

O Instituto Confúcio na Universidade Agostinho Neto tem por objecto promover, em Angola, o ensino da Língua Chinesa – o Mandarim – e o intercâmbio cultural sino-angolano. A sua criação na Universidade Agostinho Neto enquadra-se nos dois acordos de cooperação que a UAN firmou com o Instituto Confúcio (Sede), com a Universidade Normal de Harbin da China e a empresa CITIC CONSTRUCTION da China, em 01 e 04 de Março de 2014.

O curso que o Instituto Confúcio na Universidade Agostinho Neto (IC-UAN) irá proporcionar aos alunos uma formação de nível básica, com um conteúdo principal voltado para desenvolver habilidades básicas de compreensão oral e comunicação. Em dois semestres, os alunos deverão ser capazes de dominar pinyin — conversa quotidiana e conhecimento preliminar de termos chineses, que lhes permitam comunicar no dia-a-dia e, gradualmente, até que atinjam o nível I ou II  de proficiência de Chinês (HSK).

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:13

Clique AQUI PARA VER OS RESULTADOS

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:21

Clique para ver o dia e a sala em que fará a prova de Exame na UAN

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:23

Clica aqui e saberá tudo sobre os Exames de Acesso na UAN

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:00


EXAMES DE ACESSO 2016 NA UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO

por Lopes Baptista Morais, em 29.12.15

INSCRIÇÕES

DE 05 a 23 de Janeiro de 2016

Nota 1: Podem ser efectuadas pré-inscrições através  do sítio www.uan.ao.

Nota 2 : Cada Candidato poderá inscrever-se  em apenas 2 (dois) cursos  desta área de conhecimento.

PERÍODO ÚNICO – DAS 09 ÀS 15 HORAS

Local:

CIDADE UNIVERSITÁRIA, em Camama.

A Triagem dos candidatos será feita no Edifício de Ciências da Computação

Os candidatos deverão consultar o sítio web www.uan.ao ou contactar as Unidades Orgânicas (Faculdades, Instituto e Escola) para obterem o Regulamento dos Exames de Acesso 2016.

CONTACTOS:

SECRETÁRIA ACADÉMICAS DAS FACULDADES, INSTITUO E ESCOLA

GABINETE DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E DOCUMENTAÇÃO (GICD)

Correio electrónico: ginformacao.uan@gmail.com

Sítio Web: www.uan.ao

Telemóvel: 922 975 710

Endereço: Campus da Universidade Agostinho Neto, Rua Direita da Camama e Rua do Estádio 11 de Novembro, Município de Belas, Luanda-Sul – Angola /// Caixa Postal n.º 815.

DATAS DOS EXAMES

Os exames de acesso contarão de três provas únicas, nomeadamente:

Dias 1, 2 e 3 de Fevereiro

Realizações do Exame de Ciências Sociais para candidatos aos cursos das Faculdades de Ciências Sociais, Economia, Direito e Letras e Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHOTUR).

Dias 3 e 5 de Fevereiro

Realizações do Exame de Ciências Exactas para candidatos aos cursos das Faculdades de Ciências e Engenharia, excepto Biologia.

Dias 5 e 6 de Fevereiro

Realizações do Exame de Biologia e Ciências da Saúde para candidatos ao curso de Biologia da Faculdade de Ciências, ao curso de Medicina da Faculdade de Medicina e aos cursos do Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), excepto os cursos de Psicologia Clínica e Psicologia Escolar.

Os candidatos deverão consultar as Unidades Orgânicas para obter o Regulamento dos Exames de Acesso. A Bibliografia utilizada para as provas será a das Escolas Secundárias do II Ciclo (PUNIV) e Institutos Médios, aprovada pelo Ministério da Educação.

 

DOCUMENTOSNECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

  1. Original do Certificado de habilitações (curso médio ou pré-universitário ou antigo 7º Ano do Liceu ou Diploma Estrangeiro reconhecido pelo MED) com notas discriminadas de todas as disciplinas e anos, acompanhada de uma fotocópia que ficará arquivada, depois de confrontada com o original.
  2. Original do B.I. ou Passaporte (para estrangeiros e estudantes Angolanos que estejam no estrangeiro),acompanhado de uma fotocópia que ficará arquivada depois de confrontada com o original.
  3. Declaração de Serviço para os candidatos trabalhadores. Documento militar ou da polícia, caso seja militar ou polícia.
  4. Atestado da situação Militar Regularizada para os candidatos em idade militar.
  5. Ficha de Inscrição devidamente preenchida.
  6. Três (3) fotografias coloridas tipo passe e recentes.
  7. Kz 4.000 Akz por uma opção; 6.000 Akz por duas opções.Este valor deverá ser depositado em qualquer balcão do Banco de Fomento Angola (B.F.A.) Conta n.º:940643930001AKZ IBAN: AO06000600000 940643930152.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:33

 

A Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto acolhe no dia 27 de Outubro de 2015, às 14h00, o lançamento do livro Direito natural e liberdade em Thomas Hobbes de autoria do Professor Jesus António Tomé.

A apresentação do livro estará a cargo do Professor Doutor Leonel Ribeiro dos Santos (Professor Catedrático da Universidade de Lisboa).

Sobre o Livro:

O livro para além do mérito de nos introduzir na compreensão de núcleos essenciais do pensamento político de Hobbes, mediante uma bem fundamentada reconstrução deste, dá-nos a chave de leitura para se compreender a fenomenologia e a patologia de muitos acontecimentos políticos (ou pré-políticos) da nossa época, onde – seja em que continente for mesmo em Estados já há muito constituídos, invoquem-se, de resto, para tal, razões económicas, político-sociais, ideológicas ou religiosas – há sempre forças de desagregações e de destruição em processo, as quais só podem ser substituídas por um poder forte, real e efectivo, ou por instituições adequadas que substituam aquele poder. A solução hobbsiana replica-se todas as vezes que, ao longo da história, uma multidão ou um agregado de seres humanos “ têm de sair do estado de natureza” de guerra de todos contra todos e decidir-se – pois isso não acontece espontaneamente- instituir-se o estado civil”.

Sobre o Autor:

Jesus A. Tomé, angolano, natural de Libolo, da Província de Kwanza- Sul. Licenciado em Ensino da Filosofia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (na altura, unidade orgânica da Universidade Agostinho Neto) e Mestre em Filosofia, área de especialização em Ética e Política, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é actualmente doutorando em Filosofia na mesma faculdade e Professor Auxiliar em regime de tempo integral, de Ética e de Filosofia Política e Social na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto. Nesta Universidade também exerce a função de Director dos Serviços Académicos da Reitoria, desde 2007.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:04

Autor: Doutor Miguel Fernando

Dia: 09 de Outubro de 2015 (Sexta-feira)

Local: Hotel de Convenções de Talatona (HCTA).

Horário: 09:00

A apresentação do livro estará a cargo do Dr. Januário Marra

O acto visa saudar os 40 Anos da Independência de Angola, sob o lema “Angola 40 Anos – Independência, Paz, Unidade Nacional e Desenvolvimento”

Característica do livro

Número de Páginas: 372

Colecção: Kunyonga

Formato: 15,5 X 23 cm

ISBN: 978-989-761-047-9

Capa: brochado com badanas

Preço: 4.000,00 Akz

Editora:Mayamba

Sobre a Obra:

 Esta obra O Turismo em Angola – O Caso Específico da Planificação de Mussulo resulta da Tese do autor apresentada e defendida com êxito na Universidade Complutense de Madrid, Espanha, para a obtenção do grau de Doutor (Ph.D), em Julho de 2007.

A obra apresenta as bases teóricas para a implementação de um Plano Geral para o sector turístico em Angola e equaciona a relação e a contribuição da actividade turística para o desenvolvimento económico do país, apresentando como estudo de caso a península luandense de Mussulo.

Depois de estudar os conteúdos estruturais e teóricos do sector do turismo, a obra do Professor Miguel Fernando analisa o turismo contemporâneo: o seu significado como força económica, a sua grande capacidade potencial de promoção da imagem do país enquanto indústria da paz; os equilíbrios social, político, económico e cultural e a unidade entre os povos das diferentes regiões de Angola, sem deixar de lado o impacto económico do sector turístico em todo o mundo, com maior ênfase no continente africano.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:55


Lançamento do livro MANUAL PRÁTICO DE DEMOGRAFIA

por Lopes Baptista Morais, em 05.10.15

Dia: 07 de Outubro de 2015 (Quarta-feira)

Local: Sala Magna da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto

Horário: 10:00

A apresentação do livro estará a cargo do Dr. Luiekakio Afonso.

 Editora: Mayamba

O acto visa saudar os 40 Anos da Independência de Angola, sob o lema “Angola 40 Anos – Independência, Paz, Unidade Nacional e Desenvolvimento”

Característica do livro

Número de Páginas: 284

Colecção: Kunyonga

Formato: 15,5 X 23 cm

ISBN: 978-989-761-057-8

Capa: brochado com badanas

Preço: 4.000,00 Akz

Sobre a Obra:

 O livro contém todos os ingredientes para ser um bom manual prático, a começar pelos três primeiros capítulos que recolhem as bases teóricas e metodológicas dessa ciência: as relações de interdependência entre o desenvolvimento reprodutivo e socioeconómico, destacando os debates teóricos relativamente actuais que relacionam o crescimento da população com o crescimento económico; assim como as principais fontes de dados para o estudo da população: os censos, os registos e os inquéritos específicos.

Para além dos debates teóricos, o mais interessante do capítulo que relaciona a população com outras dimensões de desenvolvimento é o facto de o autor analisar, nesta parte do manual, a importância do factor demográfico no desenvolvimento socioeconómico, expondo os conceitos de desenvolvimento Humano, de Capital Humano e, sobretudo, do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, incorporando, além disso, alguns procedimentos para o seu cálculo.

Os capítulos subsequentes, muito focalizado na área da Análise Demográfica o autor presta especial atenção ao estudo das principais variáveis demográficas – fecundidade, mortalidade e migração –, e outros temas relacionados – nupcialidade e divórcio – assim como o estudo da estrutura demográfica ou etária, para finalizar com a questão do estilo e qualidade de vida.

A grande contribuição do autor nestas partes da obra não radica apenas nos procedimentos de cálculos das variáveis analisadas, mais também da sua profunda análise qualitativa no contexto nacional. Questões da realidade actual da nossa sociedade, como é a problemática da família, do casamento e do divórcio, os problemas da migração, a poluição do meio e qualidade de vida, foram minuciosamente abordadas pelo Engº. Manuel Félix.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:51


Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

subscrever feeds