Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lopes Baptista Morais

Lopes Baptista Morais

Reitor da Universidade Agostinho Neto inaugurou dez novas salas de aula do ISCISA

O Reitor da Universidade Agostinho Neto (UAN), Professor Doutor Orlando da Mata, inaugurou, no dia 24 de Fevereiro de 2014, dez (10) novas salas de aula e quinze (15) gabinetes para os docentes e regentes de cursos do Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA).

Cada sala tem uma capacidade de albergar setenta (70) estudantes, o que perfaz dois mil e cem (2100) estudantes por dia, divididos em três turnos.

Ao intervir no acto, o Reitor felicitou a Direcção do ISCISA, na pessoa da sua Decana Maria da Conceição Martins da Silva, e todos quantos contribuíram para a materialização da obra ora inaugurada. O Reitor recordou a necessidade de se criar mais laboratórios e especializar os funcionários, no sentido de garantirem a manutenção dos equipamentos à sua disposição.

O Professor Orlando da Mata evocou ainda a necessidade de profissionalizar os docentes, convista a enisno de qualidade, e apontou a formação contínua e a formação em Agregação Pedagógica como o caminho para se atingir tal objectivo.

Dirigindo-se aos estudantes, o Reitor pediu que correspondam aos desafios que lhes são colocados: melhorar o desempenho, aplicarem-se nos estudos para obter conhecimento real, passível de aplicação na solução de problemas concretos da sociedade, porque – enfatizou – possuir um certificado não significa ser bom técnico, nem ter terminado a formação.  Devem estar convictos de que têm de estudar para aprender para, no futuro, aplicarem os conhecimentos adquiridos ao longo da formação. 

A Decana do ISCISA, Professora Maria da Conceição Martins da Silva, agradeceu, em primeiro lugar, ao Ministro da Saúde, pela compreensão e sensibilidade em permitir a construção no espaço onde funciona o Instituto, e, em segundo lugar, ao Magnífico Reitor pelo apoio multiforme para concretização do projecto, aos funcionários, docentes e não docentes e aos discentes, que não pouparam esforços para a organização do acto de inauguração, que ficará registado nos anais da História do desenvolvimento do ISCISA.

A Professora Maria da Conceição Martins da Silva fez, a seguir, uma breve resenha do desenvolvimento da Instituição e do respectivo projecto de construção das salas.

O ISCISA tem como objectivo formar profissionais diferenciados, com capacidade crítica e reflexiva, numa perspectiva holística capaz de prestar assistência ao indivíduo / ser humano em todos os seus ciclos de vida, à família, e a comunidade actuando com competência técnica e científica.

À cerimonia estiveram presentes o Pró-Reitor para Cooperação e Vice-Reitor para os Assuntos Académicos em Exercício, Professor Doutor Agatângelo Eduardo, Directores dos Serviços Centrais da Reitoria e, obviamente, a Direcção do ISCISA, funcionários docentes   e não docentes e estudantes.

O ISCISA é uma das nove Unidades Orgânicas da Universidade Agostinho Neto. Foi criado em 1990. Ministra cinco cursos, nomeadamente Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Psicologia Clínica, Psicologia Escolar. Tem matriculados 1 560 estudantes, servidos por 104 docentes, 62 dos quais efectivos.

 

Texto: Lopes Ferreira Baptista Morais/Arlindo Isabel

Fotos: Gabinete de Informação Científica e Documentação (GICD)

 

1 comentário

Comentar post