Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lopes Baptista Morais

Lopes Baptista Morais

26.Out.15

Lançamento do livro Direito natural e liberdade em Thomas Hobbes

 

A Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto acolhe no dia 27 de Outubro de 2015, às 14h00, o lançamento do livro Direito natural e liberdade em Thomas Hobbes de autoria do Professor Jesus António Tomé.

A apresentação do livro estará a cargo do Professor Doutor Leonel Ribeiro dos Santos (Professor Catedrático da Universidade de Lisboa).

Sobre o Livro:

O livro para além do mérito de nos introduzir na compreensão de núcleos essenciais do pensamento político de Hobbes, mediante uma bem fundamentada reconstrução deste, dá-nos a chave de leitura para se compreender a fenomenologia e a patologia de muitos acontecimentos políticos (ou pré-políticos) da nossa época, onde – seja em que continente for mesmo em Estados já há muito constituídos, invoquem-se, de resto, para tal, razões económicas, político-sociais, ideológicas ou religiosas – há sempre forças de desagregações e de destruição em processo, as quais só podem ser substituídas por um poder forte, real e efectivo, ou por instituições adequadas que substituam aquele poder. A solução hobbsiana replica-se todas as vezes que, ao longo da história, uma multidão ou um agregado de seres humanos “ têm de sair do estado de natureza” de guerra de todos contra todos e decidir-se – pois isso não acontece espontaneamente- instituir-se o estado civil”.

Sobre o Autor:

Jesus A. Tomé, angolano, natural de Libolo, da Província de Kwanza- Sul. Licenciado em Ensino da Filosofia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (na altura, unidade orgânica da Universidade Agostinho Neto) e Mestre em Filosofia, área de especialização em Ética e Política, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é actualmente doutorando em Filosofia na mesma faculdade e Professor Auxiliar em regime de tempo integral, de Ética e de Filosofia Política e Social na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto. Nesta Universidade também exerce a função de Director dos Serviços Académicos da Reitoria, desde 2007.